Alguns dos motivos para fazer seus móveis planejados com uma marca conhecida
top of page
  • Foto do escritorCaroline Bonfada

Alguns dos motivos para fazer seus móveis planejados com uma marca conhecida

Atualizado: 23 de out. de 2022



Eu já falei em outros posts sobre os problemas que aparecem durante uma reforma, opções para evitar alguns problemas, dicas para passar por isso de uma forma mais tranquila... agora vou falar um pouco de porque fazer os móveis com uma empresa conhecida.


É sabido que já tem um tempo que nosso país está passando por uma forte crise em vários setores e isso gerou uma reação em cadeia que atingiu fortemente o comércio. Aquelas empresas que já não iam muito bem das pernas sucumbiram e tantas outras que se aventuraram em negócios sem ter conhecimento e estrutura para atender às demandas do mercado também não tiveram sucesso. Nós, que acompanhamos o mercado, fomos testemunhas de quantos clientes foram lesados por depositar sua confiança e investimentos e se tornaram vítimas dessas empresas que fecharam suas portas.


É claro que nem sempre, e muito provavelmente, não somente a crise foi um fator decisivo para esses números, geralmente ela é um catalisador para o que já não ia bem. No ramo de móveis planejados são diversos os fatores que fazem o resultado positivo ou negativo. Vou listar abaixo alguns desses itens que fazem parte desse todo e o que podemos observar para evitar uma experiência negativa.


* Quem pode assegurar uma garantia sólida: Em meio a tantas armadilhas, como saber em qual empresa confiar? Bem, tem alguns requisitos que são uma boa pista de um negócio confiável. O tempo de mercado é um fator importante, pois em tantos altos e baixos as empresas mais sólidas são as que conseguem permanecer firmes e dar maiores garantias. E à garantia me refiro a algo que realmente seja consistente, pois do que adianta, por exemplo, um fiador que não tem bens ou suporte financeiro para pagar uma dívida? Em Porto Alegre temos um episódio icônico sobre isso. Tinha uma renomada empresa da região, com várias lojas na cidade, produto de excelente qualidade e alguns anos de história. Amanheceu um belo dia com um recado na porta que haviam fechado. Inúmeras pessoas ficaram sem a mercadoria que pagaram antecipado, com os contratos e todas as garantias em mãos, mas que de nada adiantavam, pois nem a justiça nem ninguém conseguiria reaver o que foi perdido. Nesse ponto, uma grande empresa assegura a mal administração de suas lojas, pois ainda que um dos lojistas feche as portas, elas garantem o cumprimento do contrato.


* O material usado: O mercado dispõe de uma gama enorme de materiais e acabamentos para fabricação dos móveis e com tanta opção e tanta gente dizendo que o seu é o melhor, como decidir, afinal, no que investir? Vou esclarecer algumas das opções mais comuns:

  • BP - é o revestimento usado pelas maiores e melhores empresas de móveis planejados do mercado nacional e internacional. Se chama revestimento melamínico de baixa pressão. A composição é a mesma da fórmica (melamina), porem é uma camada mais fina que é prensada junto com a chapa ao invés de ser colada como a fórmica era antigmante, o que confere resistência e durabilidade ao material que está revestindo.


  • MDP ou MDF? Depende pra que. O MDP é uma chapa feita com a mesma matéria prima do MDF (pinus e/ou eucalípto), porém sua APARÊNCIA se assemelha muito aos antigos e famigerados aglomerados que não tem NADA A VER além da aparência. O MDP é hoje o material mais usado no mundo todo, por sua superioridade em resistência mecânica e ecológica que o MDF. É o material mais adequado para a estrutura dos móveis. O MDF se presta muito bem para peças curvas e é mais adequado que o MDP para pintura. A resistência à água dos dois eu diria que, apesar de se comportarem de formas diferentes, tem os mesmos prós e contras.


  • Pintura - Com a tecnologia, a paleta de cores é imensa e a pintura é uma forte aliada para compor os projetos. A mais comum é a Laca, uma técnica de pintura automotiva que compreende várias etapas de lixamento até finalizar em um acabamento liso. Pode ser brilho, fosco ou acetinado. É preciso ter muito cuidado na utilização desse acabamento, pois por se tratar de uma pintura é super delicado e muito suscetível a arranhões então geralmente é utilizado em portas e painéis que não terão atrito. É um acabamento com custo bem mais alto que BP e outros revestimentos.


  • FF - Geralmente as empresas que comercializam esse tipo de material não divulgam muito por se tratar de um revestimento de baixa resistência. Pode ser aplicado em painéis de MDP e MDF e as vezes tem aparência semelhante ao BP, porém é um papel impregnado com resinas e prensado junto com a chapa. Aproveito para lembrar que mesmo o MDP ou MDF ainda tem em sua classificação várias densidades, influenciando diretamente no custo e durabilidade deles. Para aqueles que erroneamente acreditam que MDF é qualidade e superior ao MDP, às vezes caem na armadilha, inclusive, de comprar um MDF com densidade inferior ao MDP para pagar mais barato e ainda com FF!! Já viu que engodo, né! Falta de informação também contribui para péssimo negócio!

Como você pode ver, não existe mágica! Se o preço é menor, alguma coisa é diferente. Não existem materiais, estruturas iguais com preços diferentes 😉.


* A quantidade de representantes da mesma marca - Uma empresa muito grande não teria tantos pontos de revenda se não fosse sólida, pois quanto maior o volume maior seria o problema pra resolver, certo? Então significa que as empresas com poucas lojas são um problema? Não necessariamente. Teria que observar, geralmente as empresas com valor agregado maior tem um público consumidor restrito. Mas se observar uma com produto mais abrangente, o que justificaria o seu pequeno número? Não poder atender, não ter tão bom negócio ou ser uma empresa pequena. Se compararmos aos carros, por exemplo, explicaria porque tem poucas revendas da BMW e tantas Volkswagens. Ao comparar dentro do nicho dos carros mais populares da Volkswagen, por que o coreano tem em número tão menor que as outras? 🤔






19 visualizações0 comentário
whatsapp-icon-logo-8CA4FB831E-seeklogo.com.png
bottom of page